terça-feira, 26 de agosto de 2008

EAD - ENSINO À DISTÂNCIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES E GESTORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE UDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA/EAFA

DIDÁTICA EM EAD - PROFESSORA: PATRÍCIA MARCHAND
PLANO DE AULA À DISTÂNCIA
ALUNOS(A) : Ensino Fundamental - Etapas Finais - EJA
E.E. de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles - Alegrete

Descrição:
Dengue, uma ameaça tangível para a população brasileira.
Nos últimos anos, a área da saúde pública e meio ambiente, no Brasil, tem dado monitoramento à população através de programas e campanhas desenvolvidas pela vigilância sanitária a qual realiza trabalhos de esclarecimento e prevenção contra a disseminação da epidemia da dengue, provocado pelo mosquito Haedys Egyptcious.

Objetivos:
Oportunizar um trabalho interdisciplinar, através de um plano de ensino, para ser desenvolvido no decorrer de quatro semanas, envolvendo as áreas das linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.

Meta:
Desenvolver estratégias que possibilitam:
- A conscientização de comunidades sobre a proliferação da dengue na atualidade
- Formação de grupos multiplicadores de cuidados com a saúde pública e meio ambiente
- Integração dos profissionais e comunidade para um trabalho conjunto
- Mudança de atitudes e comprometimento com a preservação do meio ambiente

Atividades a serem desenvolvidas
As aulas serão desenvolvidas on-line com duas sessões semanais

Cronograma.

Primeira semana:
Vídeo conferência com profissional da saúde sobre o tema em questão.
Baseado no tema abordado pela conferencista, apresente os locais de maior incidência desta doença no Brasil.

Segunda semana:
Forme uma teia (chat) de discussão sobre a problematização da incidência de dengue em determinadas regiões em detrimento de outros.
Construção do gráfico de dengue no Brasil nos últimos dois anos.

Terceira semana:
Realização de relatos sobre as constelações da proliferação da dengue no Brasil.
Criação de slogans e informativos para as campanhas de conscientização.

Quarta semana:
Cartas, e-mail, mensagens às autoridades governamentais, no sentido de investimentos para área de saúde pública e meio ambiente.

Procedimentos (como serão desenvolvidas as atividades):
- Conectar na Web duas vezes por semana;
- Leitura de mensagens e textos informativos enviados pelos professores das áreas do conhecimento e participantes on-line (chat);
- Realização das tarefas propostas pelos professores;
- Participação nos fóruns de debates;
- Acesso aos links de aprendizagem.

Ferramentas utilizadas:
- Correio eletrônico (e-mail);
- Links de acesso;
- Chats.

Critérios de avaliação:
Após as quatro semanas, os professores das áreas do conhecimento analisaram as competências e habilidades desenvolvidas pelos educando.
Este trabalho será considerado satisfatório se houver ampla participação dos educandos , nas atividades propostas, havendo interação e desenvolvimento de competências e habilidades em conjunto e em tempos real e virtual, conforme propostas do plano de ensino.




Trabalho apresentado por:

Ana Lisete Fernandes Rodrigues email: analisrodrigres@hotmail.com
Assis Odilon Araújo Magalhães email: assisodilon@bol.com.br
Carmem Fernanda Rocha Weber email: fernandrweber@bol.com.br
Cleci Silveira de Almeida email: clecisalmeida@yahoo.com.br
Jorge Eugênio Botelho dos Santos email: botelho54@hotmail.com
Gladys de Almeida Schlüter email: gradysschl@hotmail.com
Marlene Noetzold Mendes email: marlenenoetz@gmail.com

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